Central de Atendimento 12 98821-3676
0
Total: R$0decimal_point00
FINALIZAR COMPRA

Diabetes Mellitus ( D M )

                                                                                               

A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crônica e autoimune, provocada pela ausência total ou parcial da produção de insulina pelo organismo ou quando há insulina mas não consegui desempenhar seu papel.

A insulina é o hormônio que controla os níveis de glicose no sangue, pois sua função é transportá-la para dentro das células, onde é usada como fonte de energia.

A doença caracteriza-se pelo aumento das taxas de glicose no sangue, condição chamada de hiperglicemia, após as refeições e/ou períodos de jejum.

Quando não tratada adequadamente, a diabetes pode resultar em comprometimento vários orgãos dos olhos, rins, vasos sanguíneos e sistema nervoso, cardiovascular, coração, vasos sanguíneo , rins e nervos periféricos. 


Diabetes Tipo 1: As células beta do pâncreas, responsáveis pela síntese de insulina, são destruídas pelas células de defesa do próprio organismo, levando a uma deficiência absoluta de insulina. Nesse caso, o organismo não produz a insulina. Afeta principalmente crianças, adolescentes e jovens adultos, os quais necessitam de aplicações de insulina;

Diabetes Tipo 2: É causada por uma resistência à ação da insulina e está associada à obesidade na maioria dos casos. Afeta sobretudo adultos e representa até 95% dos casos de diabetes;

Diabetes Gestacional: Intolerância à glicose com início ou detectada pela primeira vez durante a gravidez. Em alguns casos, a doença pode desaparecer ao fim da gravidez;

Diabetes Secundário: Causado por defeitos num determinado gene que afetam o metabolismo do açúcar, medicamentos, quimioterapia, corticoides, tumores e doenças genéticas e pancreatectomia ( remoção do pancrêas).



Os principais sintomas da diabetes são:

A) Urinar com muita frequência ao longo do dia e acordar várias vezes durante a noite para urinar;

B) Sede excessiva;

C) Aumento do apetite;

D) Emagrecimento;

E) Fadiga e Fraqueza;

F) Visão embaçada ou turva;

G) Feridas nos membros inferiores que demoram a cicatrizar;

H) Formigamento nos pés;

I) Infecções freqüente, especialmente, nos rins e pele.

A diabetes mellitus não tem cura e o tratamento depende do tipo da doença:


Injeções subcutâneas de insulina, com várias aplicações ao longo do dia ou através de infusão contínua de insulina, conhecido como bomba de insulina;


 Medicamentos por via oral que melhoram a ação da insulina produzida pelo pâncreas. Pode ser necessário o uso de medicamentos ou insulina injetáveis, em alguns casos.


 A palavra “diabetes”  vem da palavra grega “sifão” – adotada após a  observação de que os portadores da doença pareciam perder líquidos na urina com tanta rapidez que não conseguiam saciar a sede. O segundo termo que completa o nome da doença, “melito”, também vem do e significa “doce”, referindo-se a  urina doce , indicando  presença de açúcares o que marca a doença - urina doce. 




Compartilhe